|| A queda dos juros e a necessidade de diversificação
Blog

A queda dos juros e a necessidade de diversificação

A queda dos juros e a necessidade de diversificação

31 out

Conforme esperado pelo mercado, mantendo o viés de redução, Banco Central reduziu a taxa Selic em 0,50%, o que reforça a importância da diversificação dos investimentos no cenário atual.

A queda na taxa de juros e consequente aquecimento em diversos setores da economia, faz com que investidores busquem alternativas diferentes das aplicações atreladas ao CDI. A busca por ativos imobiliários e investimentos em empresas ou startups, que já vinha crescendo nos últimos anos, tende a aumentar consideravelmente.

A taxa de juros neste patamar é sem dúvida muito importante para o crescimento do Brasil, em contrapartida, para os investidores, investimentos, digamos, tradicionais no mercado financeiro, já não é mais tão atrativo.

A importância do Advisory de Investimentos neste cenário

É necessário buscar profissionais capacitados na área de aconselhamento de investimentos, que atuem com excelência e que possam trazer um resultado eficaz na alocação dos recursos.

Diversificar é buscar uma melhor relação risco x retorno, dentro do perfil de cada um. Alguns clientes podem preferir uma rentabilidade menor, mas, com certa segurança, tranquilidade e visando a perpetuidade dos recursos, enquanto outros, estão dispostos a correr um pouco mais de risco, com a possiblidade de retorno maior. Por isso, neste cenário, se torna ainda mais importante o profissional que tenha conhecimento e experiência para conseguir esse equilíbrio.

O mercado vem fazendo um movimento de peneira, onde os bons profissionais se destacam por realizar alocações diversificadas, com ganhos efetivos acima da inflação, mas, ao mesmo tempo, seguras, conscientes e condizentes com o objetivo, histórico de vida e perfil de cada cliente.

Profissionais multidisciplinares, são aqueles que entendem não somente da liquidez, mas, do imobiliário, de alocação em novos negócios e investimentos correlacionados ao mercado de atuação do próprio cliente e estão cada vez mais em alta.

Diante disso, é possível aproveitarmos o momento e enquanto esperamos um desenvolvimento substancial da economia, precisamos manter um bom crescimento dos nossos investimentos. É a hora de avaliar com cautela e de forma mais ampla não só a carteira de investimentos, mas, o patrimônio em si.

Não é mais possível ganhar dinheiro da mesma forma que se ganhava a pouco tempo atrás e citando a teoria evolutiva de Darwin, a Teoria da Seleção Natural, “Os organismos mais bem adaptados ao meio, têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes”.

Bons negócios e bons investimentos!